terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Amor Platônico x Amor Doentio

 
O post de hoje pode não agradar a maioria, mas mesmo assim eu quero correr o risco de fazer. Há um tempo venho observando várias atitudes de algumas fãs e também fiquei sabendo de algumas histórias. Não só de fãs do McFLY, mais de outras bandas também. Quero que fique bem claro que não é nada pessoal e nem nada direto pra uma pessoa, o que ontem no meu twitter pareceu ser, por favor, não me levem a mal e nem entendam errado.


-


Amor Platônico


Amor platônico, na acepção vulgar, é toda a relação afetuosa em que se abstrai o elemento sexual, idealizada, por elementos de gêneros diferentes - como num caso de amizade pura, entre duas pessoas.

Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude.

O amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas. Parece que o amor platônico distancia-se da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.

Ocorre de maneira freqüente na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se do objeto de amor, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional.

-


Você ser fã de alguém. Amar esse alguém não significa que você tenha que sacrificar a sua vida. Deixar de ficar com um menino porque ama mais o Tom (exemplo gente) do que o coitado do garoto, deixar de ter uma vida social – amigos, baladas, clube ou uma simples saída no portão de casa – só pra ficar fazendo ronda no twitter e tentar loucamente uma reply, brigar com pai e mãe (isso é o pior) só porque eles pediram pra você parar de gritar feito louca. Poxa gente, coé, gritar all the time não é legal, pra você ser fã não precisa surtar a cada minuto. Eu não vou mentir pra vocês...eu fazia tudo isso, qué dizê, nunca deixei de sair e nem briguei com o papai, mais surtar e virar noites no pc eu já fiz, eu brigo com minha amigas e bato no meu namorado (hihi) toda vez que me chamam de emo e que dizem que McFLY é tudo bandigay. Sim, eu AMO os meus 4 ingleses, amo incondicionalmente, e quando eu percebi que o meu amor de fã, meu amor platônico estava saindo do controle, resolvi dar uma segurada. Porque sinceramente essas coisas de surtar por tudo a toda hora, brigar com amigos e família, se isolar do mundo, só ter os ídolos como assunto, chorar por besteira, se cortar (oi surita) e afins é COISA DE LOUCO! É COISA DE GENTE DEPRESSIVA! É COISA DE GENTE POSSESSIVA e isso NÃO É NORMAL! NÃO É SAUDAVEL. Faz mal pra vocês mesmos, e a medida que o tempo passa se você deixar isso só vai piorar e poxa gente, ninguém t afim de ficar doente, ficar em hospital internado por conta dessa loucura toda. Pensem que os ídolos de vocês JAMAIS DESEJAM ISSO! Eles querem, tenho toda certeza, que a gente se ame em primeiro lugar, coe cadê o amor próprio? Não to vendo :/ Ser fã é a coisa mais linda e incrível do mundo, só nos sabemos e entendemos como é amar alguém assim. Não to aqui querendo que vocês deixem de ser fãs ou que parem de surtar na minha home HAHA eu quero parem um pouco e pensem no que ta acontecendo e se isso ta fazendo bem pra vida e pro coração de vocês. Ídolo não sustenta não paga conta, não vai te tirar do castigo e nem te devolver amigos que se encheram e nos deixaram de lado. E mais uma vez, não é nada direcionado a UMA PESSOA! Eu tava quase assim também, entendam que não to fazendo por mal :/ Curta a musica ou o que quer que seja que ele faça, mas NÃO SE ESQUEÇA E NEM DEIXE DE LADO A SUA VIDA! SE AME EM PRIMEIRO LUGAR.


-


“O amor platônico é o mais verdadeiro e bonito de todos, pois amamos sem pedir nada em troca, amamos mesmo sabendo que o outro nunca nos amará. Amamos apenas.”



Beijudds :* Sarry

8 comentários:

.wsm. disse...

erm. oi?
vou falar!
pode ser que eu esteja generalizando, mas penso que essas pessoas aloks mesmo, são todas 'novinhas' tipo no máximo uns 15 anos, pensa assim, você moçoila ainda, sua vida é escola, meninos idiotas, provas de matematica horriveis, casa, internet, mcfly! acaba que a unica coisa que realmente te chama atenção dessa rotina é os guys, então você se foca totalmente neles o que é um erro! (existem pessoas tambem que podem ser muito mal influenciada por fics, que tem que entender que fic vem de FICTION = FICÇÃO, mas isso ja é outro ponto). Quando eu conheci mcfly eu tinha uns 14 ou 15 anos (tenho 18 pra 19 agora), eu nunca fui louca, mas eu confesso que teve dias que eu acordava de manha tipo bem cedo (5hrs da matina) pra ver se um dos meninos tava on no myspace ( é no meu tempo era myspace). Mas isso passou com o tempo, eu comecei a sair mais, festas, bebidas (não façam isso), garotos sexys, curtir essa vida que a gente só vive uma vez, sabe?
Os meninos tão la em londres, se divertindo, bebendo, comendo (66), saindo, vivendo la vida loca, eles deve tirar 5 minutos do dia deles pra ir dizer alguma coisa no twitter, e a galere passa o dia esperando isso! pra quê? pra ele sair e não te dar um reply! pense nisso, eles não são deuses, são iguais a nois, o dougie não é nanico, o danny nao é realmente idiota, e o mcfly é uma banda, não uma religião.

#megadesabafo, desculpasarabitch.

@comi1mcfly aqui.

Anônimo disse...

ane_mcfly aqui e oi :))
mêo não entendo, sério mesmo ¬¬
vão pra praia, pra piscina, tomar sorvete, empinar pipa -nn sei lá véi a vida é tão curta pra voces ficarem disperdiçando ela na frente do pc, tentando loucamente um reply do dan do tom do caralho a quatro paola/
quisso mêo deixar de namorar uma pessoa de carne e osso que gosta de voce e pelo menos vive no mesmo continente? isso é doidera na boa voce precisa de tratamento u_u'
eu sei que o Danny é 'o Danny' ele ama >todas< as fãs e talz mas convenhamos ele não vai amar (lê-se casar e ter filhos) com todas nos, isso é proibido por lei inclusive. não a parte de ter filhos mas enfim -QQ
só lamento pra quem tá ficando chata, sozinha e feia por ter atitudes como essa, 1bj <33
tinhamo çara migz do viver limds e absoluta e *-*

dezesseis disse...

Amamos apenas, pois é, meu *-*
eu concordo com tudo -s
e, @comi1mcfly, ganhou mais uma seguidora, quase tive um treco lendo o que vc escreveu, vou cry bjs

Debbie disse...

Eu já fui muito [e eu digo muito mesmo] fangirl, principalmente quando eu tinha uns 14, 15 anos. Tenho paixões platônicas como quem troca de roupa, mas uma coisa que eu aprendi (falou A velhota agora haha) é que, depois que você conhece (de tipo, falar mesmo, ver na sua frente, e a pessoa falar olhando pra você), geralmente você se decepciona. Não estou dizendo que todos os seus sonhos foram por agua abaixo e você precisa se matar. Mas é que quando você percebe que essa pessoa também mija, corre, dorme, come, etc, seu sonho meio que 'acaba'. Tudo o que você imaginou era realmente sonho. E você fica triste.
Acho que depende muito de cada um essa coisa de paixão, cada um sabe sua dose certa. Dar gritinhos histéricos de fangirl (tipo eu ontem vendo Show Lo dançando música de girlband lol) é normal. Torcer e ser fã é normal. Ser fã também é se apaixonar. Se apaixonar faz parte da vida. Quebrar a cara também, então acho que isso é uma "questão de tempo".

Quanto a amor doentio, minha amiga, quando tiver um tempinho, cate na net sobre as retardadas que mandaram CARTA DE SANGUE para os artistas coreanos. Teve menina mandando sangue de você-sabe-o-que. Isso eu chamo de amor doentio. O link:
http://tinyurl.com/sanguecarta [não é virus]

Eu dou graças a Deus (de verdade verdadeira) que as McFans são decentes o bastante de ter um amor platônico/real/anyway saudável. [se fossem como essa Hottest maluca, pobre McFly hahaha].

Débi Baldissera disse...

Assino embaixo! ;)

Cah disse...

Eu também já fui assim, quando eu eu tinha 13/14 anos, eu jurava que o Danny era meu e que nós íamos casar UHAUHUHHUHUAHUAHHUAHAHHUA. Acho à media que você vai crescendo, vai percebendo que amor de fã não é sinônimo de ser louca (não tô dizendo que todas as meninas de 13/14 são asim, pq já vi meninas até de 16 totalmente rídiculas e patéticas). Mais a maioria mesmo nem sente todo esse amor que dizem sentir, é mais uma questão de "status", de querer mostrar pros outros fãs que ama mais, querer provar que é uma fã verdadeira, se fazer de coitadinha no twitter, ficar dizendo que chora e blá blá blá. Eu não duvido nada que apareça alguma louca cortada e etc.

@Sinsualk disse...

Essa Sara só me da orgulho mesmo, rs. Meu, acho uma coisa TÃO ridícula, exagerada e forçada isso. Só de ver que eles estão namorando, vivendo a vida deles e fazendo tudo que as pocessivas deviam fazer tb (rs, nem tudo né gente?), já é O sinal e O motivo. Eles não estão não esperando na porta da Igreja e a infeliz (ou não) realidade é que eles nos amam como um grupo e nós NÃO. Eu Amo eles sim, são grande parte da minha vida, mas existe mais Sibele além disso e devia existir mais de todas as fãs, o que infelizmente não é o que acontece. >Pra mim< isso é doença, psicólogo hein gente, rs, porque a coisa ta tensa, isso não é normal. Tem que saber aceitar que aquelas coisas (pessoas) a gente não tem

Casinhas de Boneca Arima disse...

Olá!
Gostaria de participar de uma matéria sobre amor platônico? Me responda por twitter ( @aika_em) ou por e-mail (redacao@favarineditora.com.br). Sua participação aparecerá na revista Tamy.

Grata pela atenção.
Ailime Kamaia
Departamento de Jornalismo